Rotas do Brasil – sul

O Brasil é sem dúvidas, um dos países mais bonitos e empolgantes de se conhecer pedalando, não faltam roteiros e paisagens para explorar de bicicleta. Hoje, vamos falar da região Sul, e suas rotas históricas que podem te levar ao mar, cachoeiras ou à regiões rurais cheias de natureza… Separamos 3 rotas que vão fazer você querer se jogar na estrada, se liga:

Serra da Graciosa – Imagem retirada do site Viajali

Estrada da Graciosa – Paraná:
Sem dúvidas, uma das rotas mais agradáveis que encontramos nos arredores de Curitiba. A descida da Serra da Graciosa, uma estrada histórica feita de paralelepípedos e cercada por uma das faixas mais bem preservadas da Mata Atlântica, vai te encantar! São 70 quilômetros que ligam Curitiba à cidade de Morretes, que espera os ciclistas com o famoso prato da região, o Barreado, além de uma arquitetura maravilhosa e ruas cheias de histórias.
Para fechar com chave de ouro, você pode optar pela volta de trem e viver uma experiência inesquecível;

Costa Verde & Mar – Imagem retirada do site Noticias de Penha.

Circuito Costa Verde & Mar – Santa Catarina:
Para quem gosta do ar salgado e barulho das ondas, o Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta cidades tranquilas, belos litorais e mata preservada. O trajeto traz uma grande variedade de paisagens, entre uma praia e outra você vai passar por estradas de terra e trilhas de tirar o fôlego. Nessa rota o cicloturista vai passar por 10 municípios, totalizando 202km de pedal;

Circuito das Cascatas e Montanhas – Crédito da foto Sandro Beltrame Imagem retirada de Wikiloc

Circuito das Cascatas e Montanhas – Rio Grande do Sul:
Esse circuito foi criado há poucos anos e promete muitos atrativos naturais e culturais. São 123 quilômetros de extensão divididos em quatro partes, repletas de surpresas, como as cascatas em que você encontra no trajeto e o ambiente colonial que vai te fazer se sentir em casa. A gastronomia faz com que cada parada valha a pena, como a rota é tranquila, o cicloturista pode explorar essas localidades de forma completa.
Você pode concluir o pedal de dois a cinco dias, ele vai de Rolante até São Francisco de Paula.

São tantos trajetos maravilhosos que nós ficamos na dúvida e optamos por apresentar esses 3, que são de nível fácil à intermediário, qualquer um que se dedique consegue curtir. Vamos deixar com vocês uma lista de outras sugestões que merecem ser exploradas:

Estrada de São Luiz do Purunã – PR;
Estrada da Sereia – PR;
Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu – SC;
Circuito da Acolhida na Colônia – SC;
Vale Europeu – SC;
Circuito das Araucárias – SC;
Circuito Quatro Passos da Serra Geral – SC e RS;
Circuito Vale dos Vinhedos – RS.

Se você já fez algum desses pedais, conta pra gente! Fica de olho que na próxima matéria vamos falar dos pedais incríveis do nosso Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *